Buscar

Para que serve a psicoterapia?


A psicoterapia, infelizmente, ainda é uma atividade mal difundida que sofre muitos preconceitos. Muitas pessoas divulgam ideias errôneas do tipo "não preciso de terapia, basta sair para beber com os amigos" ou "terapia é coisa de gente louca", entre outros absurdos...




A psicoterapia se trata de um conjunto de práticas terapêuticas promovidas pelo terapeuta com a intenção de oferecer ferramentas de autoconhecimento e auto-observação, para que a pessoa consiga ter mais consciência sobre suas questões de vida e sobre o que está lhe causando sofrimento.


A psicoterapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja trabalhar questões emocionais ou comportamentais em sua vida, e não somente como tratamento para transtornos mentais. O terapeuta pode oferecer auxílio para a compreensão de pensamentos e atitudes disfuncionais na vida da pessoa, que estejam causando algum tipo de prejuízo ou sofrimento.


Além disso, o psicoterapeuta pode lhe auxiliar na promoção de práticas que melhorem a saúde mental e tragam mais qualidade de vida. Dessa forma, não é necessário esperar que se chegue em uma situação limite para buscar ajuda. Porém é importante que, ao menor sinal de sofrimento psicológico, como tristeza e angústia, a pessoa busque ajuda com um profissional qualificado.


A psicoterapia é diferente do aconselhamento e não oferece respostas diretas às questões pessoais da pessoa, mas pode auxiliar no desenvolvimento de ferramentas e estratégias para resolução de problemas e restauração das funções psicológicas e sociais.


O processo terapêutico é diferente de outras relações sociais, porque contém alguns elementos que torna a relação entre terapeuta e paciente, de fato, terapêutica. De forma geral, podemos resumir esses elementos em: atitude empática, escuta compreensiva e ambiente livre de julgamentos. Apenas um profissional treinado é capaz de oferecer tudo isso em uma conversa. Por isso, falar com um terapeuta não é o mesmo que "conversar com um amigo no bar".


Em resumo, a psicoterapia pode ser muito útil em diversos contexto diferentes, tais como: resolução de conflitos, tratamento para estresse, ansiedade e depressão, auxílio no enfrentamento do luto pela a morte de um ente querido ou pelo término de um relacionamento, recuperação de traumas, reorientação para mudanças de carreira, auxílio no enfrentamento de diagnóstico de doenças difíceis, como câncer, Parkinson ou diabetes, por exemplo.


A psicoterapia pode ser realizada por qualquer profissional, porém a psicologia é a ciência que se ocupa em estudar os fenômenos, estados e processos mentais, o comportamento humano e as relações sociais. Assim, o psicólogo é o profissional mais qualificado para tratar as queixas relacionadas ao funcionamento da mente, ao comportamento humano e às formas de relação do indivíduo com o mundo, com os outros e com si mesmo.


Para saber mais:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicoterapia

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quais-sao-os-principais-tipos-de-psicoterapia/

http://www.crpsp.org.br/psicoterapia/textos_3.aspx