Mudar de vida era seu maior sonho e você achava que morar em outro país o tornaria realidade? Mas você nem imaginava que para isso acontecer, teria que pagar vários preços...

Morar fora é uma faca de dois gumes

13.png

Tendo, eu mesma, morado por um tempo no exterior, pude experienciar muitas das dificuldades e crises que podem ser vividas por qualquer pessoa que abandona sua terra natal em busca de começar uma nova vida.

As dificuldades mais básicas são as de adaptação a uma nova língua (se for o caso), uma nova cultura, uma nova rotina, um novo clima, novos hábitos sociais e alimentares. Tudo isso, por si só, pode ser muito estressante. Mas morar em um novo país traz um agravante: você está deixando tudo para trás (família, amigos, trabalho, lugares conhecidos etc.) menos uma coisa – você mesmo.

Talvez você tenha tido a ilusão de que, ao deixar tudo para trás, também abandonarão seus medos, suas angústias, suas mágoas, até mesmo algumas de suas características pessoais. No entanto, essa fantasia não só não é possível, como o que acontece é quase o oposto.

Ao abandonar uma vida conhecida e toda uma rede de apoio social, você deve ter se visto obrigada(o) (talvez, pela primeira vez na vida) a contar apenas consigo mesma(o).

 

Longe de uma rotina conhecida, de coisas familiares que servem como distração, não há escapatória, somos obrigados a olhar para nós mesmos e, muitas vezes, nos surpreendemos com o que encontramos. Nesse momento, cada coisa que pensamos e sentimos se torna amplificada e, normalmente, o resultado é a crise.

Pode ser que o que mais doa é estar longe da família ou que, não importa onde você esteja, pareça que sempre está faltando alguma coisa. Você sente que só posso contar consigo mesma(o)? Acha que já foi longe demais para desistir agora, mas não sabe mais qual é o propósito do que está fazendo?

Talvez você esteja pensando que esse não é seu caso, já que viajou acompanhado de uma pessoa com a qual mantém um relacionamento amoroso, ou um familiar próximo (pais, filhos, irmãos). Nesses casos, a tendência é que o olhar se volte para a relação.

 

É uma situação em que muitos relacionamentos são colocados em xeque pois, não só as pessoas envolvidas passam a exigir mais do outro, como qualquer ponto mal resolvido na relação é colocado em evidência. Novamente podemos estar diante de uma crise, mas dessa vez, uma crise no relacionamento.

Terapia Individual

É possível gostar de quem se é!

Ateliê de Desenho de Livre-Expressão

Ter criatividade é ter saúde.

Rodas de Conversa

Múltiplos olhares oferecem múltiplas possibilidades.

Terapia de Casal

A separação não precisa ser a única opção.

Estampa (3).png

A crise pode ser também uma oportunidade de autoconhecimento, transformação e superação.
Eu quero ajudar você a transformar todas as dificuldades que está vivendo em oportunidades de fortalecimento e crescimento pessoal.
Vamos juntos nessa?

25.png